Notícias | Postado no dia: 19 março, 2025

Edge Group no Brasil: Expansão Estratégica e Desafio ao Monopólio Francês

O Edge Group, um conglomerado de empresas de tecnologia de defesa dos Emirados Árabes, desembarcou no Brasil há dois anos com um plano claro: aproveitar o melhor que o país tem a oferecer em mísseis antinavio, com o objetivo de desafiar um monopólio francês que já dura décadas.

O primeiro passo foi dado em 2023 com a aquisição de 50% da SIATT, uma empresa especializada em mísseis antinavios sediada em São José dos Campos (SP), que tinha como seu principal cliente a Marinha brasileira — a sigla, por sinal, significa Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico.

Essa operação resultou na abertura do primeiro escritório da companhia fora dos Emirados. No ano seguinte, o grupo árabe comprou a carioca Condor, líder mundial em “tecnologias não letais” (NLT) de defesa, como gás lacrimongêneo, gás pimenta e bombas de efeito moral.

Até agora, o investimento no Brasil já somou R$ 3 bilhões.

A partir da estrutura brasileira, o grupo trabalha para desenvolver equipamentos bélicos e de segurança pública para o mercado internacional — num setor em franca expansão: o orçamento global destinado à defesa em 2024 foi de US$ 2,46 trilhões, uma alta de 7,4%, segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês). O ritmo mais que dobrou desde 2023, quando a expansão foi de 3,5%.